Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de golpes em bancos na Grande Florianópolis
Quadrilha era especializada em financiamentos e empréstimos pessoais
A Polícia Federal (PF) em Florianópolis deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Passa Vinte contra suspeitos de golpes em instituições financeiras. A quadrilha era especializada em aplicar golpes para conseguir financiamentos de veículos e habitacionais, empréstimos pessoais, habilitação de cartões bancários e abertura de contas.As investigações começaram em maio deste ano, quando a PF prendeu em flagrante duas pessoas que tentavam obter, por meio de fraude, financiamento habitacional do tipo Construcard em agência da Caixa Econômica Federal.
A partir da apuração, a polícia descobriu a existência de uma quadrilha de estelionatários especializados em golpes contra o sistema financeiro nacional.
A investigação revelou que as atividades criminosas iam mais além. Todo e qualquer produto ou serviço bancário capaz de gerar ganho ilícito era alvo da quadrilha, que operava em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Balneário Camboriú.
Para liberar os serviços, os bancos exigem os documentos da pessoa interessada. Era neste momento que a quadrilha montava o golpe. Os estelionatários forjavam RG, CNH, comprovantes de residência e renda.
Quando reuniam os três documentos básicos para solicitar um serviço, os bandidos percorriam diversas instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.
Além dos documentos falsos, os criminosos também criavam empresas "fantasmas" para embasar a emissão de fictícios comprovantes de rendimentos, que eram usados para viabilizar o acesso a produtos bancários.
A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de oito pessoas supostamente envolvidas. Elas responderão por formação de quadrilha, estelionato e obtenção fraudulenta de financiamento.
Além das prisões, foram decretados cinco mandados de busca e apreensão em Florianópolis (3), em Imbituba (1) e em Balneário Camboriu (1). A operação recebeu o nome de Passa Vinte porque era o bairro de Palhoça onde os principais suspeitos residiam.
FONTE: CLICRBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário